Escolha uma Página

 

Há dois anos, a Komatsu adquiriu o grupo Joy Global, no qual se incluía a empresa francesa Montabert, uma marca líder mundial na construção de martelos e colunas hidráulicas para perfuração.

A Montabert apresenta atualmente seis modelos de colunas perfuradoras, que abrangem a totalidade dos diâmetros usados em Portugal: desde os 32 mm para perfurações de pequeno diâmetro, usadas nas pedreiras ornamentais, até aos diâmetros de 140 mm, para pedreiras de agregados e obras de geotecnia.

A Cimertex deu a conhecer a coluna Micro CPA da Montabert, destinada às pedreiras de extração de blocos com fins ornamentais, numa apresentação que decorreu no passado dia 6 de setembro de 2019, na Sede de Perafita, na qual estiveram presentes as maiores empresas do setor da rocha ornamental, que contou com a exposição de exemplar montado numa escavadora de pneus Komatsu PW140, seguida de uma demonstração prática, com a execução de perfurações, para mostrar a versatilidade do equipamento.

A coluna exposta estava equipada com um martelo Montabert, modelo HC20, de 4 kW de potência e com uma frequência de impacto de 47 Hz. Com esta solução é possível executar furos entre os diâmetros 26 mm e os 51 mm, usando-se ferramentas que vão desde o Hexagonal H22 até ao R32.

A Micro CPA é comandada com recurso a um controlo remoto por rádio, pesa apenas 550 Kg, permite perfurações até aos 9 metros e possibilita ainda a execução de furos com inclinações de +/- 45°, podendo ser instalada tanto em escavadoras a partir das 5 ton, como em equipamentos multifunções telescópicos, para outros tipos de trabalhos mais específicos, como por exemplo, a perfuração em altura.

No final do evento foi realizado um almoço, onde os mais de 40 participantes do evento tiveram oportunidade de discutir o atual momento que o setor da rocha ornamental atravessa, assim como as perspetivas de mercado para os tempos que se avizinham.